formats

Mesa temática debate a imprensa em MG

Publicado em 1 junho, 2013, por em Notícias.

Gabriella Pinheiro
2º período de Jornalismo da UFOP

No último dia do 9º ENHM ocorreu a mesa temática “História da imprensa em MG” mediada por Frederico Tavares, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Os convidados Francelina Drummond, da Editora Liberdade; Jairo Faria Mendes, da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ); e Paulo Bernardo Vaz, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) , abordaram o período da imprensa em Minas Gerais, a partir século 19.

A mesa mostrou que a imprensa mineira representava a sociedade e confirmava a existência das cidades através do olhar dos viajantes. A imprensa ouro-pretana revelava uma sociedade intelectualizada. Em vários casos, a produção estava sintonizada com a imprensa da corte (séc. 19, Rio de Janeiro).

Um dos destaques da conversa foi a constatação de que 140 títulos de imprensa foram produzidos em Ouro Preto, sendo alguns deles: Imprensa Sindical, Imprensa Religiosa, Imprensa Literatura, entre outros. Esse material está adormecido, pronto para ser consultado.

Ao final da mesa, o convidado Jairo Faria Mendes distribuiu para o público um exemplar do livro “Impasses e perspectivas da Imprensa em Minas Gerais”, feito em conjunto com a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) além da revista de poesia “Desencontro Desmarcado”, do Festival de Inverno de São João del Rei.

Home Notícias Mesa temática debate a imprensa em MG