formats

9º ENHM desenvolve debate sobre história midiática no Brasil e em Portugal

Publicado em 1 junho, 2013, por em Notícias.

Marília Mesquita
2° período de jornalismo – UFOP

Marialva Barbosa, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ), ministrou palestra na tarde de sábado (1/6) na mesa “Interfaces da História da Mídia no Brasil e em Portugal”, com a participação dos professores Eduardo Meditsch, da Universidade Federal de Santa Catarina, e Rogério Santos, da Universidade Católica Portuguesa.

Marialva destacou que um 9º Encontro Nacional de História da Mídia apenas confirma a importância que pesquisadores e profissionais da comunicação têm dado, no Brasil, ao debate e trocas de informações sobre a historia dos difusores da notícia. Ela relembrou que, em 2001, durante uma reunião na Associação Brasileira de Imprensa, foi constituído a Rede Alfredo de Carvalho (Rede Alcar), com o propósito de preservar a memória da mídia e, em 2008, em assembléia durante o 6° Encontro Nacional de História da Mídia, foi fundada a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) que vem realizando, desde então, eventos científicos para apresentação de pesquisas em grupos de trabalhos.

Em Portugal, no entanto, ainda não há um movimento nacional para a comunicação, contando apenas com a colaboração da Comunicação Europeu da Investigação e Associação de Educação (ECREA), que é centrada no estudo dos media e promove a pesquisa e o ensino na educação superior em toda a Europa.

Os professores falaram da pouca colaboração entre os dois países no estudo da comunicação, já que ambos possuem perspectivas voltadas a criações inglesas, ora por preconceito para com produções portuguesas, ora por uma herança sentimental de inferioridade. Apenas recentemente, com a realização de eventos científicos, as comunidades estão começando a se conhecer e a se respeitar como relevantes no cenário da mídia. Eduardo Meditsch concluiu ressaltando que a mídia é medíocre apenas decorrente de opiniões humanas, o que leva a crer que pode ser transformadas.

Home Notícias 9º ENHM desenvolve debate sobre história midiática no Brasil e em Portugal