Facebook Twitter
formats

Mesa discute metodologia para organizar a produção do pensamento comunicacional brasileiro

Publicado em 1 junho, 2013, por em Notícias.

Ana Elisa Siqueira

A mesa temática PensCom Brasil, mediada por Sônia Jaconi, contou com a presença dos representantes regionais do projeto PensaCom. O professor José Marques de Melo é o idealizador do projeto, que tem sede na Cátedra UNESCO, em São Paulo. A ideia surgiu em 2004, mas foi a partir de 2010 que começou a ganhar visibilidade. O PensaCom tem como objetivo fazer uma cartografia do pensamento comunicacional brasleiro e, para isto, conta com colaboradores dos chamados sub-projetos.

Atualmente, existem seis sub-projetos regionais do PensaCom: Unesp, em São Bernardo/SP, Unesp, em Bauru/SP, UFAL, em Maceió/AL, UFPI, em Teresina/PI, UFG, em Goiás/GO e UFOP, em Mariana/MG. Cada grupo regional tem autonomia para direcionar e desenvolver a pesquisa, sendo que cada Estado é responsável por buscar apoio financeiro para patrocinar o projeto. Dois projetos já estão prontos para serem lançados em 2013, ano de comemoração dos 70 anos de José Marques Melo. O Estado do Piauí lança em setembro e, em outubro, o Estado de Alagoas.

Apesar da liberdade de cada projeto, todos buscam identificar e analisar o pensamento da comunicação social brasileira. Juçara Brittes, que coordena o PensaCom-UFOP destacou que o projeto visa ao compartilhamento da produção comunicacional, além de documentar o estudo, já que a sociedade brasileira valoriza a cultura do documento físico.

Ricardo Ferro (UFAL) elogiou o idealizador do projeto e disse que ele é um grande motivador para que os pesquisadores tenham uma participação ativa. A pesquisadora Roseméri Laurindo (URB) destacou que o PensaCom é uma forma de garantir que a história da comunicação não se perca. Concluiu, ainda, que o projeto quer expandir o pensamento comunicacional para além do meio acadêmico.

Home Notícias Mesa discute metodologia para organizar a produção do pensamento comunicacional brasileiro