formats

Ditadura é um dos temas centrais nas discussões do 9º ENHM

Publicado em 1 junho, 2013, por em Notícias.

Marília Mesquita
2º período de jornalismo – UFOP

A quinta mesa temática apresentada no 9º Encontro Nacional de História da Mídia, em parceria com o Fórum das Letras, trouxe em debate “Mídia e Ditadura”, com mediação da professora Marta Maia, da Universidade Federal de Ouro Preto. Estavam presentes Audálio Dantas, Paulo Markun e Lucas Figueiredo, três relevantes jornalistas desse cenário genuíno da história política brasileira.

Na perspectiva do que foi a ditadura e sendo a imprensa a porta voz da sociedade, Audálio Dantas apresentou fatos da vida de Vladimir Herzog, diretor de jornalismo da TV Cultura e defensor ativo da restauração democrática após 1964, que, após ser convocado a prestar esclarecimentos sobre ligação com o Partido Comunista Brasileiro por agentes do II Exército de São Paulo, foi preso, torturado, morto e incriminado de suicídio pelo DOI-CODI.

Na retrospectiva do período, a mesa relembrou que durante os 21 anos em que os militares efetivamente assumiram a Presidência no Brasil, a imprensa foi alvo de controle, desde os primeiros anos. Jornalistas demonstravam resistência ao sistema vigente no país e se posicionavam pelo rompimento com a ditadura em jornais alternativos. Com o AI-5 e a proibição de atividades ou manifestações sobre assuntos de natureza política, os veículos de comunicação foram oficialmente censurados e, a partir daí, a grande mídia compactuava com os anos de chumbo.

Paulo Markun, idealizador do portal “Brado Retumbante”, destacou a importância de se ter conhecimento das versões dos fatos. “Se uma parcela dos difusores de informação denunciaram e rebelaram contra, uma outra parcela atuou a serviço da repressão e como instrumentos da própria ditadura”, destacou ele. Segundo Markun, é desse passado não contado ou pesquisado que deve-se duvidar, questionando a atuação dos suportes de informação do período.

Através da Comissão da Verdade e da possibilidade de apurar a violação dos direitos humanos por civis e militares, Lucas Figueiredo, pesquisador da comissão, ressalta a releitura de arquivos como esclarecimento das tragédias familiares e humanas. “Há muito para falar do período Militar brasileiro”, destacou. De acordo com Marta Maia, as novas revelações acerca do assunto devem completar os registros dessa história de longas interpretações.

Home Notícias Ditadura é um dos temas centrais nas discussões do 9º ENHM