formats

Mídia e História Oral em pauta no ENHM

Publicado em 1 junho, 2013, por em Notícias.

Maria Augusta Tavares

Na mesa temática Mídia e História Oral, promovida na sexta-feira (31/5) a professora da UFOP Juçara Brittes mediou o diálogo com as convidadas Juniele Almeida, professora do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Miriam Hermeto, professora do departamento de História na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Juniele Almeida falou sobre a metodologia da história oral e apresentou as diretrizes da abordagem da técnica na mídia. Segundo ela, a história oral é um conjunto de procedimentos que se originam com a elaboração de um projeto, ou seja, depende de planejamento e pesquisa. Já Míriam Hermeto exibiu recortes de sua tese de doutorado, na qual estudou a obra “Gota D’água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes. Ela analisou a estratégia de divulgação do livro, do disco e da peça através da mídia e, a partir dessa pesquisa, explicou a relação entre a mídia e a história oral.

Para complementar o debate, Juçara Brittes apresentou o projeto que desenvolve junto aos alunos Di Anna Lourenço, Flávio Ernani e Marcelo Sena, da Universidade Federal de Ouro Preto, no qual estudam a Imprensa de Mariana. De acordo com Juçara Brittes, a pesquisa “é a recuperação da memória por meio de entrevistas”. O objetivo do projeto é resgatar, através de exemplares e entrevistas com pessoas que fizeram a imprensa de Mariana, a  realidade da cidade. Os alunos, em parceria com a professora hemérita da UFOP Hebe Rôla, entrevistaram pessoas que fizeram parte dessa história e conseguiram importantes fotos e jornais impressos da época.

A professora Juniele defendeu que é essencial, em qualquer projeto, pensar a História da Comunicação pela História Oral. Ao final da mesa, a professora Juçara exibiu um vídeo que mostra as conversas e entrevistas feitas em seu projeto, com base na história oral.

Exposição de jornais da região faz parte do ENHM

No 9º Encontro Nacional da História da Mídia, a professora Juçara ajudou a organizar uma exposição de fotos e exemplares de jornais raros da imprensa de Mariana. A exposição ficou aberta a visitas no Salão Central do Centro de Artes e Convenções da UFOP.

Home Notícias Mídia e História Oral em pauta no ENHM