Facebook Twitter
formats

Mudanças da imprensa no século XX em debate

Publicado em 1 junho, 2013, por em Notícias.

Anna Antoun

Na tarde de sexta-feira (31/5), Cilza Bignotto (UFOP), Jefferson Queler (UFOP) e Marcelo Abreu (UFOP) comandaram a mesa temática “Imprensa e século XX“, apresentando as mudanças do jornalismo, da literatura e da difusão de conteúdos ao longo do século.

Cilza, Professora de Literatura Brasileira e Teoria Literária na UFOP, começou a discussão apresentando esboços sobre as relações perigosas entre jornalismo e literatura. Ela exemplificou seus argumentos com obras de Monteiro Lobato, que começou a escrever textos para jornais para denunciar os crimes dos caboclos. Inclusive, nas primeiras décadas do século, os textos de Monteiro Lobato sobre grileiros e latifundiários influenciaram e serviram de base para várias jurisprudências da época.

Marcelo Abreu apresentou seu projeto de pesquisa ‘’A história da revista: Imprensa ilustrada, visões do passado e imaginação nacional: décadas de 1930 e 1940’’, que analisa a revista Ilustração Brasileira. Ele constatou que o uso da imagem traz o passado ao presente e faz o povo entender o que acontecia na época em que ocorreu.

Jefferson Queler falou das propagandas voluntárias que os eleitores faziam para Getúlio Vargas na campanha de 1950. Jefferson seguiu a tese de que os eleitores não foram manipulados pela mídia, eles produziam paródias e textos de apoio por vontade própria. Segundo ele, os eleitores não eram analfabetos e sabiam do que estavam falando, apoiavam Vargas por acreditarem que a estrutura social do seu governo era realmente boa.

Por fim, o mediador do debate Mateus Pereira (UFOP) apresentou brevemente seu estudo sobre a história do Almanaque Abril, mostrando as semelhanças com os gêneros jornalísticos que foram analisados pelos palestrantes e como a Editora Abril montou seu império.

Home Notícias Mudanças da imprensa no século XX em debate