Facebook Twitter
formats

Minicurso sobre fotografia documental: “A fotografia não mente, os mentirosos, fotografam”

Publicado em 1 junho, 2013, por em Notícias.

Felipe Augusto Passos Macedo
2° Período de Jornalismo da UFOP

Na tarde de sexta (31), o 9° Encontro Nacional de História da Mídia recebeu o minicurso “Panorama histórico da fotografia documental”, com a presença da professora Ana Carolina Lima Santos (UFOP). Ela se propôs a debater a relação exercida pela fotografia documental como característica de mudança, e as avaliações entre o imaginário e o relato objetivo.

Segundo Ana Carolina, um dos objetivos da fotografia documental está intimamente ligado ao fator social, capaz de construir um testemunho acerca dos acontecimentos do mundo. “Antes mesmo do surgimento da fotografia, já se tinha um desejo de retratação do real”, revela ela.

Este processo fornece um registro dos fatos com muitas transformações ao longo do tempo: o que antes era tido como um registro ausente da manipulação do homem (como visto em obras de Jacob Riss, 1888), passou a receber uma subjetividade especial do autor, com suas características próprias.

A professora concluiu o minicurso dizendo que não basta ver o que o fotógrafo viu, mas, sim, sentir o que o fotógrafo sentiu, pois ele usa da realidade para comunicar alguma coisa. Os congressistas deixaram a sala satisfeitos. Thales Fernandes, estudante de jornalismo da FUNORTE (Montes Claros), recomendou: “Gostei bastante, recomendo pois consegui um aprofundamento pela busca da essência da fotografia.”

Home Notícias Minicurso sobre fotografia documental: “A fotografia não mente, os mentirosos, fotografam”