Festivais

Uma das marcas das atrações culturais de Mariana é a quantidade de Festivais realizados anualmente na cidade. Destacando-se no primeiro semestre do ano o Festival da Vida e o Encontro de Palhaços; e no segundo semestre o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana e o Festival Nacional de Cinema e Vídeo Inconfidentes.

 

Encontro de Palhaços

Mariana já virou palco da alegria com data marcada, todo mês de abril, quando os palhaços Xisto Siman e João Pinheiro dão início ao evento que já se consolidou na cidade. A parceria entre os palhaços já dura 11 anos e realização do Encontro de Palhaços é a arte final do objetivo de divulgar a arte circense promovendo apresentações a céu aberto e integração com o público.   Em sua terceira edição, o Encontro anual de Palhaços, promovido pelo Circovolante, desde 2009, visa montar seu picadeiro em um espaço democrático: a rua. E são em praças, ruas e escolas que o encontro acontece. Contando com espetáculos, estreias, oficinas, bate-papos, workshops, cortejos, as atrações do evento são totalmente gratuitas e oferecem diversão ao mais diversificado público.

Além disso, gera integração entre todas as faixas etárias e classes sociais da cidade e também interação com os turistas e quem vem de fora prestigiar o Encontro. Na ocasião do evento, a cidade recebe artistas circenses de todo país. Em 2010, no Encontro Internacional, Mariana contou com a presença de artistas da Argentina, Espanha, Bolívia.

Neste ano, o 3º Encontro de Palhaços homenageou Dedé Santana e contou com mais de 50 artistas, entre palhaços, malabaristas, trapezistas e cantores, além dos turistas que são atraídos a região na época do evento.

 

A cobertura do evento é realizada pelos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no site Tribuna da Palhaçaria.

A agenda do Circovolante também funciona durante todo o ano pelo site do grupo.

 

Festival da Vida

O Festival da Vida, evento já oficial no calendário marianense, traz para a cidade, no mês de maio uma diversidade de shows, exibições de filmes, palestras e exposições em diferentes espaços. O evento que atra

i turistas de toda a região mineira está em sua VIII edição e acontece anualmente baseado na Campanha da Fraternidade promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem por objetivos resgatar as raízes culturais, integrar a comunidade e incentivar acidadania e o respeito ao patrimônio.

O Festival mantém um compromisso de democratização do acesso à cultura. No mês do evento, as principais praças de Mariana como Praça dos Ferroviários, Praça da Sé, Praça Gomes Freire, viram palco de manifestações culturais e artísticas totalmente gratuitas.

 

Festival de Inverno Ouro Preto Mariana Fórum das Artes

Desde 2004 que a Universidade Federal de Ouro Preto realiza anualmente o Festival de Inverno de Ouro Preto incorporando a cidade de Mariana. Antes dessa data a orientação do Festival de Inverno era formada por um grupo de professores da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Esse grupo, em 1967 realizou na cidade de Ouro Preto o primeiro Festival de Inverno da cidade. O Evento foi pensado para levar a arte à comunidade. Mesmo com o contexto de ditadura militar na época da criação do Evento, os Festivais desses e dos outros anos proporcionaram um espaço de discussão e reflexão de questões sociopolíticas à comunidade.  No ano em que a Ufop assume a coordenação do Festival a cidade de Mariana torna-se também cede do evento, com a proposta de integração das atividades culturais nas duas cidades.

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana Fórum das Artes, mantém a visão de extensão comunitária. Em Mariana oficinas, mostras, apresentações artísticas e shows são realizados em diversos espaços da cidade, entre eles o campus Mariana da UFOP, as Praças da Sá, Gomes Freire e dos Ferroviários. A cada ano o Festival de Inverno é pen

sado e executado sob uma temática. Clube da Esquina e Mestre Ataíde, são exemplos dessas temáticas das edições de 2009

e 2010respectivamente. O Festival acontece anualmente no mês de julho, tendo duração de aproximadamente três semanas. As inscrições para as oficinas oferecidas durante o festival acontecem durante o mês que antecede as oficinas e ficam abertas até se esgotarem as vagas. Os valores variam de R$ 15,00 a R$ 25,00 por oficina. As demais atrações do Festival de Inverno são gratuitas.

Acesse o site do evento e confira maiores informações.

Confira abaixo o vídeo de chamada para o Festival de Inverno 2011 com o tema “Vilas de Minas”.

Festival Nacional de Cinema e vídeo Inconfidentes

O Festival Nacional de Cinema e Vídeo teve sua primeira edição em 2010, o projeto foi idealizado pelo professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, Adriano Medeiros. Um dos principais objetivos dessa ação educacional é difundir cultura através do cinema e vídeo nacionais, de produções de curta e média-metragem.

Além das exibições de filmes, o projeto oferece realização de debates, palestras, oficinas e apresentações artísticas. Toda a programação do Festival é gratuita e aberta a toda comunidade. Os filmes são divididos em cinco mostras: ficção, documentário, animação, experimental e futuro (filmes destinados a crianças) e exibidos no Cine Teatro de Mariana (SESI-Mariana), Cine Vila Rica (Ouro Preto), distritos de Lavras Novas (Ouro Preto) e Monsenhor Horta (Marina). O Festival acontece anualmente no segundo semestre do ano.

Outras informações sobre a agenda de cada ano do evento estão disponíveis no site do Cine Inconfidentes.