Contabilizamos 43 opções para moradia estudantil pelos bairros que cercam os dois institutos de ensino da Universidade Federal de Ouro Preto em Mariana. O crescimento do número de repúblicas particulares na cidade se deve à expansão da Universidade nos últimos 2 anos, pela criação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, o ICSA. Além dele, o Instituto de Ciências Humanais e Sociais, ICHS, se configura pela tradição das repúblicas mais antigas, e que se consolidam com melhor localização e maior número de estudantes em sua capacidade.

Em geral, a média de gastos por morador(a) em cada república gira em torno de R$ 250. Quanto mais próximo do Centro Histórico, mais caro fica para o estudante morar. A predominância na cidade é de repúblicas femininas, com 24 contabilizadas. Já as masculinas são 16 e 3 como mistas.