Editorial:

Por Ana Clara Fonseca, Fábio Germano

Estudo desenvolvido por alunos da disciplina Crítica da Mídia, do 6º período do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sob orientação da professora Juçara Brittes.

O economista francês Thomas Piketty foi o convidado do programa Roda Viva exibido no dia 09 de fevereiro pela TV Cultura. Autor de “O Capital no Século XXI” –best seller com mais de 1 milhão de exemplares vendidos –, Piketty tentou explicar conceitos, casos e aplicações sobre taxação de grandes fortunas, políticas sociais, índices de desenvolvimento e medidas econômicas. A obra-prima é fruto de mais de 15 anos de estudo sobre discrepâncias sociais que o capitalismo tem causado. “O fenômeno da desigualdade de renda tende a se intensificar”, profetiza.

Mediado pelo apresentador Augusto Nunes, o programa teve na bancada de entrevistadores o economista André Lara Resende (um dos criadores do Plano Real) acompanhado dos jornalistas Vinicius Torres Freire (Folha de S.Paulo), José Paulo Kupfer (Estadão), Robinson Borges (Valor Econômico) e Ricardo Ferraz (Jornal da Cultura).

A presença de representantes da grande mídia resultou em disputa de egos. Piketty ficou como que preso em meio a uma matilha de lobos, que queriam a todo custo deturpar informações e se autopromoverem ao invés de se aprofundarem nas teorias contidas no livro. O mediador foi conivente com o rumo que o programa ia seguindo, ao permitir que os posicionamentos dos entrevistadores se destacassem. As opiniões dos jornalistas dominaram e prejudicaram o debate. A Piketty restou apenas questionar.

Ao se analisar os aspectos jornalísticos do programa, como recorte, enquadramento, agendamento, temporalidade e o modo de perguntar, de reagir, de mediar e responder dos participantes, constata-se que é muito difícil saber da veracidade dos fatos no Brasil: as informações são distorcidas quando encontram ideologias divergentes das empresas. No final, pelo menos uma indagação torna-se inevitável: a quem interessou o recorte ali apresentado?

———————————————————-

O mediador: entre a neutralidade e a intervenção.“, por Gabriela Ramos, Mariana Viana e Rodrigo Almeida.

Roda Viva: a mídia como guardiã da (des)verdade.“, por Bárbara Torisu, Caroline Tereza A. de Souza, Janaína Almeida, Gabriel Campbell, André Nascimento, Sabrina Passos e Isânia Santos.

Como é difícil ter uma opinião diferente da mídia brasileira.“, por Daiane Bento, Eliene Santos, Jéssica Corona, Júlia Pinheiro, Monique Torquetti, Stela Diogo e Thatiana Zacarias

De quem eram as perguntas para Piketty?“, por Marília Mesquita, Priscilla Santos, Silmara Filgueiras e Stênio Lima.

Função Social na Imprensa.“, por Luana Barros, Luíza Lacerda e Moisés Mota.