Archive for outubro, 2011

Posted by admin ADD COMMENTS

O terceiro exercício do semestre, postado em outubro, objetiva aplicar parâmetros de crítica de mídia recomendados por Danilo Rothberg e outros autores dedicados ao mídia criticism, em análise com tema livre. O autor utiliza o método do framing, ou enquadramento, que consiste em “marcos interpretativos mais gerais construídos socialmente que permitem as pessoas fazer sentido dos eventos e das situações sociais” (PORTO: 2004, p. 78, APUD ROTHBERG 2009, p. 23).

Posted by admin ADD COMMENTS

Apesar da liberdade de imprensa ser, hoje, uma realidade, em alguns aspectos ela ainda é deixada de lado. Enfrentamos ainda hoje alguns tabus. Tome de exemplo a imprensa mineira que vive abafando casos do governo estadual, o que, infelizmente, ocorre há algum tempo e a situação parece permanecerá igual por tempo indeterminado.

Posted by admin ADD COMMENTS

Foi analisado o caderno de política do jornal Estado de Minas, das edições dos dias 3, 4 e 5 de outubro de 2011. As matérias escolhidas têm como tema a visita da presidente Dilma Rousseff a Bruxelas, para a 5ª Cúpula Brasil-União Européia. Os exemplares analisados foram de segunda, terça e quarta-feira, com os respectivos títulos: “Ajuda daqui, acordo de lá.”, “Alerta aos países europeus” e “Jogo duro com a Europa”.

Posted by admin ADD COMMENTS

O jornalismo impresso vem se reformulando em torno do fazer noticioso e, em conseqüência, sua linguagem tornou-se híbrida e mais dinâmica. A inserção das mídias digitais acabou por exigir uma maior agilidade e um aprofundamento das temáticas, o que possibilitou ainda aos veículos uma busca por estabelecer diálogos com outras formas de noticiar.

Posted by admin ADD COMMENTS

É muito comum a expressão “presente de grego“ quando ganhamos algo que não serve pra nada de útil ou então quando teremos mais contras do que prós com esse presente em mãos. Foi essa alusão que o jornalista Rodrigo Martins fez em sua matéria “embrulha-se um presente de grego”. Ele se refere à aprovação do aumento do orçamento para a saúde pública, sem que os deputados na câmara – a proposta ainda entra em votação no senado- digam de onde sairá o dinheiro. Logo, os senadores e a própria Presidenta Dilma, devem enfrentar uma situação complicada: decidir sobre a criação de um novo tributo para o aumento do financiamento da saúde pública.

Posted by admin ADD COMMENTS

Você se lembra do último bom livro que leu? Daqueles que carrega para qualquer lugar, vira noites lendo, mesmo precisando acordar cedo no outro dia? Do tipo que a narrativa é tão bem construída que faz com que o leitor mergulhe na história? Foi com essa proposta que, em 2006, surgiu a piauí: uma revista diferenciada, que se aproxima das narrativas literárias e que tem como proposta principal a informação, e não a notícia.