Lançamento de produtos científicos

Quinta-feira 28/06 – 16h às 19h

Local: Miniauditório C1, Centro de Artes e Convenções da Ufop

Sessão 1 – Comunicação e futebol: jogando junto
Áreas temáticas: Interfaces Comunicacionais/ Comunicação audiovisual

 Livro: “Futebol, Jornalismo e Ciências Sociais: Interações”
Autor: Ronaldo Helal
Ano: 2011
Publicado por: EDUERJ
Páginas: 210
Resumo:
Este livro mostra que o futebol, em suas variadas dimensões, interage como um parceiro que traz questões significativas para as ciências sociais, principalmente quando utiliza material jornalístico como objeto de análise.

 Livro: “Rádio x Tv: o jogo da narração”
Autor:  Márcio Guerra
Ano: 2012
Publicado por: Gráfica Juizforana
Páginas: 150
Resumo: Trata a publicação de uma reflexão sobre as diferenças da narração do futebol pelo rádio e TV. A tese principal é a de que a televisão ainda não conseguiu encontrar uma forma de narrar o futebol com uma linguagem própria, se apropriando da narrativa radiofônica. O livro mostra como essas narrativas evoluíram, a escola do rádio e a identificação do narrador Sílvio Luiz como o primeiro a encontrar uma forma de transmitir adequada à TV.

 Sessão 2 – Mídia e política: interações
Áreas temáticas: Publicidade e Propaganda/ Interfaces Comunicacionais

 Livro: “No espaço cênico da propaganda política”
Autor: Adolpho Queiroz ( organizador)
Ano : 2011
Publicado por: Papel Brasil
Páginas: 332
Resumo: Trata-se de uma coletânea de artigos contendo uma visão histórica sobre a evolução do conceito de marketing político nas eleições presidenciais do Brasil republicano. Mostra de que forma, desde o presidente Deodoro da Fonseca até as eleições do presidente Luis Inácio Lula da Silva, evoluiram as técnicas de comunicação e os meios de sua difusão entre os eleitores do país.

Livro: “Tancredo Neves – A travessia midiática”
Autor: Nair Prata e Wanir Campelo (organizadoras)
Ano: 2011
Publicado por: Editora Insular
Páginas: 352
Resumo: O centenário de nascimento e os 25 anos da morte de Tancredo Neves motivaram a produção desta obra. Não no sentido da comemoração destas datas, mas na perspectiva de ampliar os estudos acerca da influência deste grande estadista brasileiro em nossa história e de sua inserção no cenário midiático de nosso país. A trajetória do ex-presidente, a conjuntura histórico-política, a campanha pelas Diretas Já, a eleição pelo Colégio Eleitoral, o clamor popular, a doença, a agonia e a sua morte são o cenário sobre o qual os  autores projetaram a sua relação com os jornais impressos, o rádio, a TV, a música, os jornalistas e a imprensa em geral, bem como analisaram a mitificação da sua figura na memória popular. São 26  pesquisadores que refletem, em 17 textos sobre o papel que a mídia representou nesse fenomenal processo que se inseriu definitivamente na vida nacional.

 Sessão 3 – Sem fronteiras: radiomorfose, transdisciplinaridade e identidade
Áreas temáticas: Comunicação audiovisual/ Comunicação, espaço e cidadania

 Livro: “Webradio – novos gêneros, novas formas de interação” (2ª Ed)
Autora: Nair Prata
Ano: 2012
Outras informações: Insular
Páginas: 255
Resumo: A obra, que agora chega à 2ª edição, é fruto da tese de doutorado da jornalista e professora da UFOP Nair Prata, e discute o novo modelo de rádio presente na internet, a webradio. A autora reflete sobre o processo evolutivo que ela chama de “radiomorfose”, que reconfigura os gêneros e as formas de interação presentes nesse meio de comunicação. Com a tese, a professora ganhou o 3º lugar no Prêmio Freitas Nobre, concedido pela Intercom às melhores teses em Comunicação do país.

Livro: “Audiovisual e juventude”
Autor: Adriano Medeiros da Rocha (organizador)
Ano: 2011
Publicado por: Editora UFOP
Páginas: 93
Resumo: Audiovisual e juventude foi constituído a partir do diálogo entre diversas experiências de educomunicação. Através de atividades transdisciplinares desenvolvidas, buscamos educar para e com a arte cinematográfica, propondo o despertar de uma sensibilidade criativa e o protagonismo juvenil. Neste caminho, idealizamos reflexões sobre as relações de afetividade e compartilhamento entre jovens, a significação do patrimônio, o uso do cinema na formação discente e docente, bem como o estudo dos elos existentes entre documentário e seus sujeitos de diálogo.

 Livro: “Cariocas do brejo entrando no ar: o rádio e a televisão na construção da identidade juiz-forana (1940-1960)”
Autores: Flávio Lins e Cristina Brandão
Ano: 2012
Publicado por: Funalfa/ Ed. UFJF
Páginas: 258
Resumo:  O livro retrata a história de Juiz de Fora e sua aproximação com o Rio de Janeiro, investigando as influências que a cidade mineira sofreu na formação de suas identidades culturais e sociais. Os autores argumentam que Juiz de Fora já se mostrava, na passagem do século XIX para o XX, mais identificada com padrões cariocas do que com aqueles associados à mineiridade. Essa tendência, que se justifica pela proximidade geográfica entre as duas cidades e pelo lugar de destaque que o Rio ocupava na vida nacional, se fortaleceu com o desenvolvimento, primeiro, da rádio, e, posteriormente, da televisão. E é nesse ponto que recai a ênfase da reflexão proposta.( do prefácio de Ana Paula Goulart Ribeiro, profa. adjunta da ECO/UFRJ)

Sessão 4 – Tecendo histórias e memórias
Áreas temáticas: Jornalismo/História do Jornalismo

 Livro: “História do Jornalismo”
Autor: José Marques de Melo
Ano: 2012
Publicado por: Editora Paulus
Páginas: 472
Resumo: José Marques de Melo construiu nesta obra três conjuntos narrativos que focalizam os processos jornalísticos, as conjunturas que os determinaram e os sujeitos que fizeram seu resgate. Seu objetivo é estimular a pesquisa histórica do jornalismo tanto nos cursos de graduação quanto nos programas de pós-graduação, contribuindo para as articulações entre a área e as demandas da sociedade.

 Livro: “Panorama das Comunicações e das Telecomunicações no Brasil. Vol III. Memória do Campo Comunicacional no Brasil”
Editora: Marialva Carlos Barbosa
Ano: 2012
Publicado por: Editora IPEA
Páginas: 274
Resumo: Procurando reconstruir a história do campo comunicacional brasileiro a partir da ideia da repartição do olhar histórico em cinco lugares aonde os sujeitos sociais, atores centrais dessa história fundamental a partir da segunda metade do século XX, se movem, este volume reúne textos que procuram responder a uma pergunta central: quais são os processos de constituição do campo científico da comunicação no Brasil?

Livro: “Comunicação, tempo, história: tecendo o cotidiano em fios jornalísticos”
Autora: Letícia Cantarela Matheus
Ano: 2011
Publicado por: Editora Mauad-X
Páginas: 236
Resumo: O livro investiga a relação entre o jornalismo e o tempo a partir de periódicos centenários em quase 200 anos. Além de analisar edições comemorativas, nas quais os jornais reconstroem o passado e elaboram certas concepções de história, a obra investiga também a evolução da notícia do ponto de vista de sua tessitura temporal. Mostra que o cotidiano ganha dimensão central no noticiário. Por fim, coberturas de alguns grandes acontecimentos tecnológicos, com a chegada do homem à lua, a passagem do dirigível Zeppelin e a inauguração da luz elétrica, evidenciam a articulação entre passado, presente e futuro nas narrativas jornalísticas ao longo dos anos.

 Sessão 5: Conteúdos digitais e convergência
Área temática: Multimídia

Livro: “A nova comunicação: fenômenos emergentes na cultura mediática”
Autor: Organizador: Tales Tomaz
Ano: 2012
Publicado por: Unaspress
Páginas: 186
Resumo: Organizado pelo professor Tales Tomaz, coordenador do Grupo de Estudos em Cibercultura e Comunicação (Geccom) – ligado à graduação em Comunicação Social do Unasp -, o livro é uma composição de artigos científicos produzidos por alunos de graduação e recém-graduados. Aborda a forma como diversas manifestações comunicacionais se rearranjaram com as mudanças socioculturais e tecnológicas que tingiram a história nas últimas décadas, compondo, juntamente com processos específicos ligados ao ciberespaço, a nova comunicação. A nova comunicação é, portanto, a velha comunicação que, de companhia das novidades decorrentes das mutações tecnoculturais, se traduz em algo diferente, em novo fenômeno, e daquilo que ocorre exclusivamente no ciberespaço, como as redes sociovirtuais, o banco eletrônico, o noticiário permanente, a publicidade pop-up, o livro digital, entre outros. Nele, ciberespaço, se manifestam mais decididamente as tendências que regem o contemporâneo e impactam os demais fazeres do dia a dia. A nova comunicação é, portanto, esse cenário em que práticas novas e antigas convivem caoticamente, regidas pela lógica de mercado, e todas elas constituem fenômenos emergentes. Como experiência, a obra se põe ainda como estímulo à produção científica entre graduandos e professores de graduação, que muitas vezes se sentem distantes da realidade da pesquisa acadêmica.

  Ebook: “Para entender as mídias sociais 2”
Autores: Márcio Gonçalves e Ana Maria Brambilla (organizadora)
Ano: 2012
Publicado por: VNI Comunicação Estratégica e Digital
Endereço eletrônicohttp://paraentenderasmidiassociais.blogspot.com.br/
Resumo: A obra é a continuação do ebook coletivo homônimo publicado em abril de 2011 que nasceu como desdobramento do formato coletivo de flash book. Reúne especialistas, do mercado empresarial e da academia, que abordam temas diversificados do mundo dos conteúdos digitais e da convergência tecnológica. Busca estimular o debate sobre alguns temas relevantes deste universo colaborativo, especialmente dedicado a quem estuda ou começa a trabalhar com mídias sociais.

 Sessão 6: Ensino e prática das campanhas
Área temática: Publicidade e Propaganda

 Livro: “Opus Universitário: Propaganda a Serviço da Cidadania”
Organização: Lamounier Lucas Pereira Júnior
Ano: 2012
Publicado por: Centro Universitário Newton Paiva
Páginas: 128
Resumo: A obra é uma publicação-registro do Opus Universitário, um evento interdisciplinar desenvolvido pelos alunos do sexto período do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Newton Paiva  e cujo foco é apresentar a importância da responsabilidade social e do voluntariado na formação do aluno de Publicidade e Propaganda. Trata-se de um grande anuário com viés acadêmico e compreende o registro de todas as campanhas de propaganda realizadas pelos alunos para ONGs, instituições, fundações, OSCIPS e instituições do terceiro setor, além de uma coletânea de artigos técnico-científicos redigidos por professores envolvidos no projeto e também articulistas convidados. Inclui DVD com spots, jingles, VTs, making-ofs e filmes virais produzidos pelos alunos, além de um vídeo-documentário registro do projeto.

Sessão 7: A comunicação regional em foco
Áreas temáticas: Comunicação, Espaço e Cidadania/ Jornalismo

Livro:
“Tom Regional – a voz dos filhos da terra”
Autora: Filomena Maria Avelina Bomfim
Ano: 2009
Publicado por: Editora Centro-Oeste
Páginas: 224
Resumo: Trata-se de uma coletânea de artigos sobre Comunicação Regional, em sua grande maioria orientados pela Profa. Dra. Filomena Bomfim ao longo dos sete anos de experiências docentes na PUC Minas em Arcos. Eles apresentam esta região não pelo olhar estrangeiro, mas pela voz daqueles que nasceram e se criaram no Oeste de Minas. Os autores apresentados são apenas parte dos muitos discentes da instituição com quem a professora teve o privilégio de conviver e muito aprender.. Sua meta é divulgar o Oeste mineiro, destacando as possibilidades de exercício e realização profissional no jornalismo fora dos grandes centros. Os 16 artigos da obra estão distribuídos em 224 páginas.

 Site: “VAN – Vertentes Agência de Noticias
Coordenadora do projeto: Profa. Dra. Filomena Bomfim
Ano: 2010
Instituição: Curso de Comunicação Social / Habilitação Jornalismo – Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
Endereço eletrônico: www.vanufsj.jor.br
Resumo: Trata-se de uma agência laboratório de notícias regionais, implementada a partir do trabalho dos alunos do Curso de Jornalismo da UFSJ. O objetivo é alimentar de notícias/imagens regionais a mídia da região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. Para tanto, alunos-repórteres das várias cidades dessa área enviam matérias dos seus municípios para alimentar o site www.vanufsj.jor.br. Outros alunos atuam na divulgacão do trabalho da agência entre os veículos de comunicação regionais. Nesse sentido, a participação nas redes sociais é também função dos alunos bolsistas, a fim de fazer circular amplamente o nome da VAN no ciberespaco. A agência também funciona como um projeto de educomunicação, em que os alunos aprendem a atuar no jornalismo – com todos os rigores da vida profissional – sob a supervisão de discentes de períodos mais avançados do curso no que se refere à produção de reportagens e pautas.

 Livro: “Impasses e perspectivas da imprensa em Minas Gerais”
Organização: Guilherme Jorge de Rezende (Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Estudos Culturais/UFSJ).
Ano: 2012
Publicado por: UFSJ
Páginas: 160
Resumo: Relato dos resultados de projeto “Os impasses no processo de consolidação de uma Grande Imprensa em Minas Gerais”, financiado pela FAPEMIG, realizado pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo e Estudos Culturais, da UFSJ. A primeira parte da obra expõe uma retrospectiva histórica.  A segunda, traça um panorama atual dos jornais impressos, descreve os conglomerados de mídia e apresenta distintas tendências da imprensa mineira, do empresarial ao popular. A terceira parte trata das relações entre a imprensa mineira e o discurso político. A obra culmina com depoimentos de jornalistas, esclarecendo aspectos conjunturais e revelando passagens da história da imprensa mineira.

Sessão 8: Reflexões interdisciplinares
Área temática: Interfaces Comunicacionais

 Livro: “Comunicação, História e Economia: contemporaneidades”
Autor: Juniele Rabêlo de Almeida (organizadora)
Ano: 2012
Publicado por: Editora Centro Universitário Newton Paiva
Páginas: 324
Resumo: A obra “Comunicação, história & economia: contemporaneidades” reúne dez artigos de professores e profissionais que promovem reflexões interdisciplinares, percorrendo os caminhos das Ciências Sociais Aplicadas e Humanidades. Problematizam-se múltiplas questões da sociedade contemporânea, tais como o jornalismo policial, o rádio digital, a comunicação pública, a gestão da educação, a cultura ambientalista do século XXI, entre outros, por meio de pesquisas originais e abrangentes com relevantes discussões teóricas.

Revista: “A3 – Revista de jornalismo científico e cultural da Universidade Federal de Juiz de Fora”
Editora-chefe: Christina Musse; Editora: Oseir Cassola
Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora
Ano: 0, nº 02, abril a setembro de 2012
Endereço eletrônico: www.ufjf.br/secom/A3

Resumo: A revista A3 divulga e discute a produção de pesquisas, projetos de extensão e atividades culturais e institucionais relacionadas à UFJF e a assuntos com os quais dialoga. A publicação preza pela pluralidade e reflexão, ressoando características da própria universidade, entendida como espaço que abriga saberes de campos diversos. Sua elaboração é guiada pelo compromisso de levar a produção local ao cidadão, responsável por financiar um órgão público. A revista reúne jornalistas, professores, convidados nacionais e estrangeiros para a criação de reportagens, artigos, ensaio fotográfico e texto de ficção. Entre outras reportagens e artigos, em seu segundo número, a A3 traz pesquisas que investigam o deslocamento de baleias jubarte pelo litoral brasileiro, o estudo premiado sobre a demanda do sistema de transporte usado na exportação para blocos comerciais, percepções sobre crescimento demográfico mundial e artigo sobre os riscos do personalismo na política. A A3 tem periodicidade semestral, tiragem de 10 mil exemplares, distribuição gratuita e está disponível impressa e no site.