Intercom Júnior – IJ

O que é: A Jornada de Iniciação Científica em Comunicação – Intercom Júnior (IJ) é espaço acadêmico destinado a acolher os trabalhos elaborados nos cursos de graduação, seja em projetos de iniciação científica (PIBIC), laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais e que tenham orientação de um professor da respectiva instituição.

Como fazer: Os relatos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, trabalhos de campo ou estudos profissionais devem ser escritos em Word, seguindo rigorosamente as especificações constantes no respectivo modelo-padrão. A inscrição será feita online, pelo autor, cabendo o julgamento dos trabalhos aos assessores indicados pelo Coordenador Regional do Evento, que comunicará ao interessado o aceite respectivo. Cada pesquisador só poderá encaminhar um trabalho de sua autoria para o Intercom Junior. São admitidas exceções no caso de coautoria, quando podem ser submetidos até dois trabalhos do mesmo autor, desde que um deles seja de autoria única e outro não ou que, sendo ambos em coautoria, o sejam com coautores diferentes. Na hipótese de coautoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no congresso. O trabalho, em qualquer hipótese, só poderá ser apresentado na sessão de trabalho do grupo pelo autor qualificado para participar como expositor. Os autores dos trabalhos não aceitos poderão participar do evento como ouvintes.

Onde apresentar: Os trabalhos serão apresentados em sessões correspondentes de acordo com subáreas temáticas  que agrupam os diversos campos comunicacionais na área científica da Intercom. Para melhor compreensão de onde apresentar o trabalho, consulte as ementas das sub-áreas temáticas do Intercom Junior. São elas:

IJ 1 – Jornalismo
IJ 2 – Publicidade e Propaganda
IJ 3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
IJ 4 – Comunicação Audiovisual
IJ 5 – Comunicação Multimídia
IJ 6 – Interfaces Comunicacionais
IJ 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania
IJ 8 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Clique para fazer download do modelo-padrão para submissão de trabalhos (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento).

Calendário
No Intercom Sudeste 2012, a submissão de trabalhos ao IJ termina em 11/05, mas há outros prazos importantes. Fique atento:

 

Normas para apresentação de trabalhos nos DT’s e IJ

1. Os trabalhos destinados as Divisões Temáticas (DTS) e Intercom Junior (IJ) devem ser inéditos, digitados rigorosamente conforme normas técnicas ABNT e seu conteúdo atender às exigências acadêmicas de solidez teórica, relevância do tema e correção textual.

dotwhite2. Os trabalhos devem ser enviados somente pelo sistema on-line em formato PDF, seguindo o modelo padrão de submissão. A não obediência a esta regra implicará na recusa ou na não apreciação do trabalho.

Não serão aceitos trabalhos que estiverem fora do modelo padrão de submissão de trabalhos.

dotwhite3. Somente poderão submeter trabalho para qualquer dos eventos os autorespreviamente inscritos no XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste que comprovarem o pagamento do boleto bancário.

dotwhite4. Serão apreciados somente os trabalhos pertinentes à ementa ou tema das Divisões Temáticas e Intercom Junior, desde que enviados pelo sistema informático, e dentro do prazo estabelecido. Para saber em qual seção apresentar seu trabalho consulte as ementas das Divisões Temáticas e Intercom Júnior ou envie e-mail para intercom@usp.br ou ligue para  (11) 3596-4747 / 3596-9494.

dotwhite5. A seleção dos trabalhos inscritos será feita por um comitê de avaliação composto por especialistas na área de todo o país, previamente cadastrados pela Intercom, e sob a coordenação da Diretoria Regional. Os avaliadores, a seu critério, poderão solicitar aos autores alterações no trabalho apresentado. Caso as modificações sugeridas não sejam apresentadas pelos autores dentro do prazo de 48 horas, o trabalho será automaticamente recusado.

dotwhite6. Na hipótese de coautoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa, inclusive professor(es) orientador(es), deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no congresso.

dotwhite7. Para submissão de trabalhos em coautoria, o autor proponente deverá informar no sistema on-line o nº do CPF dos demais coautores para que possa adicioná-los ao trabalho. O sistema somente aceitará a inclusão de nomes de autores inscritos no evento. Somente autores, professores e orientadores inscritos terão direito ao certificado e nominação no programa. Os certificados são emitidos online e podem ser retirados pelos autores a partir do término do evento na área reservada do inscrito.

dotwhite8. Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação em qualquer dos eventos do Congresso, o autor estará outorgando, formal e graciosamente, à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom – o direito de reprodução nos arquivos virtuais do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste nos seus Anais (que serão distribuídos e comercializados, em CD-Rom, durante o evento ou posteriormente a ele) e ainda seu respectivo depósito no Portcom - Repositório Institucional da Intercom.

dotwhite9. A taxa de inscrição no Congresso assegura ao participante o direito de comparecer aos eventos, como ouvinte, debatedor ou como apresentador de trabalho. Na hipótese da apresentação de trabalho, o participante ficará condicionado ao julgamento de mérito feito pelos comitês  que selecionam os trabalhos. O autor cujo trabalho for recusado pelo respectivo comitê de avaliação do mérito científico não terá direito de restituição da taxa de inscrição no congresso. Fica assegurada, nesse caso, a participação do autor como ouvinte ou debatedor em qualquer dos eventos programados, dentro do limite do espaço disponível nas salas onde se realizarão as atividades do Congresso.

dotwhite10. Os interessados em enviar trabalhos para o Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) devem seguir as normas do prêmio previstas em regulamento.