Apresentação

A primeira universidade de Minas Gerais teve seu reconhecimento no ano de 1969, com a unificação das tradicionais Escolas de Farmácia e de Minas. Logo nas primeiras décadas da Universidade Federal de Ouro Preto, foram criados Institutos que abrangeriam outras áreas de conhecimento, como as ciências da saúde. Hoje, a UFOP oferece 42 cursos de graduação, na modalidade presencial e à distância.

Nessa história de pioneirismo, primeiro formaram-se engenheiros e farmacêuticos, depois vieram outros profissionais da saúde, professores de Letras e História. Os jornalistas chegaram à UFOP já no século XXI, com a criação do curso de Comunicação Social em 2008. E antes mesmo de formar a primeira turma, o curso de Jornalismo da UFOP tem a honra de sediar o Intercom Sudeste 2012.

O recém-criado curso de Jornalismo tem agregado projetos diferenciados, que ganham destaque ano após ano em âmbito local e nacional, com alunos premiados no Expocom regional e nacional nas últimas edições do Congresso Intercom.

O primeiro contato que se tem com a atividade jornalística contribui muito para a consolidação do futuro profissional. Com o intuito de aproximar os alunos da prática, a Universidade Federal de Ouro Preto tem parceria com alguns festivais, como o Fórum das Letras e o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. Além das bolsas oferecidas aos alunos para que participem da cobertura e organização dos eventos, as parcerias permitem que os estudantes obtenham conhecimento em diversas áreas do jornalismo, literatura e cultura geral.

Com a Intercom não é diferente. O congresso permite que alunos de todo o país apresentem seus trabalhos, obtenham e transmitam conhecimento sobre as diversas áreas do jornalismo e recebam premiações e reconhecimento entre seus pares.

 “É uma deferência que a Intercom nos concede, de fazer um evento em uma universidade na qual curso está em fase de crescimento. Há uma confiança na equipe de docentes e da organização. A expectativa é de que o congresso seja um dos maiores da região sudeste”, relata a Chefe do Departamento de Comunicação Social e membro da Intercom, Juçara Brittes.

A Intercom foi fundada em 1977 e idealizada por Dr. José Marques de Melo, docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da USP. Hoje, conta com o respaldo da Associação Brasileira de Imprensa e o apoio de jornalistas, publicitários e profissionais das relações públicas. O congresso era, inicialmente, um evento para discussões sobre as alternativas comunicacionais brasileiras e, atualmente, se mantém na busca da comunicação democrática do País.

O congresso teve participação ativa no histórico social brasileiro, estando presente na campanha das Diretas-Já, na anistia política, na luta contra a censura. Além disso, defendeu os cursos de comunicação mantidos pelas universidades, os movimentos das rádios e tevês comunitárias e a campanha para criar e implantar o conselho nacional de comunicação. Porém, um dos maiores feitos do congresso foi despertar uma consciência nacional, para que a sociedade notasse a relevância das pesquisas críticas acerca dos fenômenos comunicacionais.

A edição de 2012 da Intercom Sudeste ocorre entre os dias 28 e 30 de junho, na cidade de Ouro Preto. Em consonância com o momento de preparação para a Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos 2016, ambos no Brasil, o assunto escolhido pelos sócios foi “Esportes na Idade Mídia – diversão, informação e educação”. O evento conta com o apoio dos alunos e docentes do curso de Jornalismo da UFOP, e da Coordenadora da Intercom e professora da universidade, Nair Prata.